Notícias

Fique por dentro das Notícias mais importantes do setor Automotivo.

Jeep Compass x VW Taos: comparamos os pontos fortes e fracos dos novos SUVs

O Jeep Compass 2022 chegou apresentando “suas armas” para a batalha que terá que enfrentar nos próximos meses para defender a liderança do segmento entre os SUVs médios. Além do Toyota Corolla Cross, ele terá que encarar o também novato Volkswagen Taos que será lançado no próximo mês de maio. Agora a questão é: quem é melhor? O novo Compass ou o inédito Taos? Quais são os prós e contras de cada um dos modelos. O Jeep Compass, por enquanto, só teve divulgadas suas versões com o motor flexível, e os preços são de R$ 139.990 a R$ 176.990.

Trem de força

O Compass flexível chega com um inédito motor turbo. Sai de linha o 2.0 aspirado flex “cansadão” para dar espaço ao 1.3 turbo que rende, com etanol, até 185 cv e 27,5 mkgf. São os maiores dados da categoria, superando o bom motor do Taos. O 1.4 turbo flex rende sempre 150 cv e 25,5 mkgf, não são dados ruins, pelo contrário, mas é importante lembrar que na Europa a VW já aposentou o 1.4 por um 1.5 turbo. O que equipara os dois modelos é o câmbio automático de seis marchas.

O motor para as três versões é o quatro cilindros, 1.3, turbo e flexível que rende até 185 cv e 27,5 mkgf com etanol. Alimentado com gasolina, a potência cai para 180 cv, mas o torque continua inalterado

Design

O Taos tem linhas harmoniosas e marcantes. O modelo é o SUV que mais se destaca em termos de aparência dentro da gama da VW atualmente. O médio ainda é o responsável por adotar a nova linguagem visual da marca, que usa a grade como parte da luz diurna de rodagem (DRL) com LEDs. O Compass recebeu sua primeira alteração desde que foi lançado. O modelo chega com uma reestilização que foi bem leve e não produziu grandes mudanças no conjunto até agora vencedor do Jeep feito em Goiana (PE). A traseira continua sem novidades.

Enquanto por dentro o Taos é um “catadão” dos demais SUVs da VW, com peças emprestadas de vários modelos diferentes, o Compass tem um interior totalmente inédito. Novos motor, acabamento, painel das portas, volante e central multimídia.

Equipamentos

O Compass vem com faróis Full-LEDs desde a versão de entrada Sport, com seis airbags, integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O SUV da Jeep oferece também o sistema Adventure Intelligence, que permite rastrear, controlar e conectar dispositivos pelo Wi-Fi 4G do carro.

No caso do Taos serão apenas duas versões e que trarão o IQ Light, novo sistema patenteado da marca de iluminação de LEDs que promete maior iluminação à frente e nas curvas. A central é a VW Play que tem a possibilidade de ter aplicativos nativos, como Spotify ou Estapar e que foi desenvolvida para o Brasil. Aqui também são seis airbags. O que equipara os modelos são os itens da versão de topo: controle de frenagem de emergência, leitor de faixa com correção, controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, entre outros.

Preços

A Jeep trabalha com uma amplitude maior de versões: são três e a série especial. Elas custam R$ 139.990, R$ 154.990 e 174.990. A série especial sai por R$ 162,990. Enquanto isso, a estimativa do VW Taos é que comece por volta dos 140 mil na versão Comfortline beirando os 170k pela versão de topo Highline.

Conteúdo UOL

Compartilhe

Logotipo Poertal Frotista
Primeiro site Multimarcas do segmento de Vendas Diretas e com condições especiais e preços diferenciados para Frotistas!

Categorias

© Copyright 2024 – Portal Frotista – Todos os direitos reservados